Acha que está preparado?

Bom, é natural que após ir melhorando a sua condição física se sinta tentado a fazer a sua primeira competição de corrida.

corrida runnerEstá preparado para dar o primeiro passo?
Não se esqueça, a corrida deve ser um veículo de prazer. Acha que está preparado para dar o primeiro passo para a sua primeira competição? Se está convicto que sim, proponho-lhe que faça um checklist dos seguintes itens:
•    Treinou pelo menos 2 a 4 meses antes da primeira competição?
•    Escolheu uma competição fácil? Não muito longa e sem percurso difícil?
•    Escolheu uma competição com uma duração inferior aos treinos que realiza?
•    Está disposto a fazer desta primeira experiência um momento de prazer e não de sofrimento?
•    Não tem nenhum impedimento físico que o impeça de fazer esforços mais exigentes?

Bom, se as respostas às questões colocadas são todas afirmativas, então deve estar preparado para dar um novo passo na sua recente experiência de corredor. Então, tenha em atenção os seguintes conselhos:
•    Tenha cuidado com a sua alimentação no dia da competição. Ingira alimentos de digestão fácil que não o prejudiquem durante a competição;
•    Faça um bom aquecimento em ritmo suave antes da competição. Por exemplo, 15 a 20 minutos de corrida contínua, exercícios dinâmicos e algumas acelerações de 80 a 100 metros para preparar ainda mais o organismo para o esforço que se avizinha;
•    Durante a competição, escolha um ritmo que perceba que pode aguentar durante toda a competição. Não se esqueça, está a fazer a sua primeira prova para se divertir e disfrutar de tudo o que de bom a sua participação nesta prova pode ter;  
•    Após a competição, faça um bom retorno à calma. Ou seja, após a competição, corra lentamente durante 10 a 15 minutos e faça exercícios de alongamentos. Relaxe.


E agora que provou o fruto proibido, quer ir mais além?
Agora que já experienciou a competição, o que pode vir a seguir? Não queira passar do 8 para o 80. Como tudo requer adaptação, vá experienciando essas competições e não queira já passar para competições mais exigentes. Os atletas profissionais podem demorar 5 a 10 anos de treino para fazerem a primeira maratona. Por isso, aumente a sua capacidade de treino progressivamente e disfrute desses treinos e das competições!
Mas se quer avançar em novos desafios não o deve fazer por sua conta e risco. Procure um treinador com formação de forma a traçar um plano de treino que o leve a evoluir, sem percalços e a alcançar os seus objetivos. Os treinadores com formação da Federação Portuguesa de Atletismo e os Centros Municipais de Marcha e Corrida, em vários pontos do país, estão à sua espera para o ajudar.
Boas corridas!

Subscreva o Cartão Portugal Runner