Antes de começar a correr

Cinco conselhos que deve seguir antes de iniciar a prática da corrida.

treino11. Será que pode praticar a corrida?
Antes de decidir dar a primeira passada para experienciar a corrida como atividade física, consulte um médico no sentido de descartar qualquer problema que seja impeditivo dessa prática. O melhor seria mesmo realizar um exame médico desportivo.

2. Qual o equipamento aconselhável?
Deve aplicar-se sempre o princípio de se sentir confortável com as roupas que escolhe para a prática da corrida. E isso cinge-se a que deve escolher roupas que o protejam do frio no inverno e roupas leves em tempo quente não devendo as mesmas serem apertadas de forma a prejudicarem os movimentos. Opte por fato de treino e eventualmente impermeável no inverno e calções, t-shirt e boné no verão. Para as senhoras é aconselhável o uso de sutiã desportivo. Quanto aos ténis eles devem ter qualidade suficiente que evitem sobrecarregar as estruturas ósseas, musculares e tendinosas principalmente dos membros inferiores. Como tal, os ténis devem ter sola com capacidade para amortecer os impactos de cada passada. Ah, e leve relógio para controlar o seu tempo de corrida.

3. A que horas correr?
É verdade que nem sempre podemos escolher os horários que melhor se ajustam aquilo que é desejável. Mas deve evitar correr em horas de muito calor no verão e de muito frio no inverno. Se correr de manhã, deve tomar sempre o pequeno-almoço antes de correr dando tempo suficiente para a digestão não interferir com o treino.
 
4. Em que local correr?
A corrida deve ser realizada em pisos variados. Não caia no erro de correr sempre em estrada de alcatrão. Hoje em dia as cidades estão bem apetrechadas com locais para se correr: ciclovias, parques, etc. Por isso, escolha pisos variados como a relva, a terra batida, a estrada de alcatrão (em segurança), o piso de cimento, etc. Mas sem dúvida que a preferência deve ir para pisos moles evitando assim alguns ricos de lesões provocadas pelos impactos repetidos. Pelo menos, enquanto for iniciante nestas andanças, evite terrenos com subidas acentuadas.

5. Seja progressivo
Corra de acordo com as suas possibilidades, não queira chegar onde ainda não consegue. Por isso, os primeiros treinos devem ser feitos ponderando o que pode pedir ao seu corpo. Não se esqueça que o seu corpo não está habituado aos impactos repetidos da corrida. Se exagerar, sem seguir uma progressão cautelosa, corre o risco de ter que parar de treinar por lesão. Não vá atrás da tentação de querer chegar rapidamente aos seus limites quando ainda está longe de os conhecer. A sua superação tem limites, mas tente conhece-los primeiro.  

Boas corridas!

António Graça
Técnico Nacional de Meio-Fundo da Federação Portuguesa de Atletismo